Iluminação para supermercados: o que é importante?

O setor supermercadista no Brasil se caracteriza pelo autosserviço e por baixas margens operacionais. Por isso, é fundamental que o empreendimento ofereça um ambiente agradável ao cliente, aumentando a recorrência e o tempo de permanência em compras. E se fosse possível fazer isso enquanto se reduz despesas operacionais com energia elétrica?

A resposta é: sim, tem como. E isso tem tudo a ver com a iluminação escolhida.

Um sistema de iluminação de qualidade para supermercados, além de proporcionar um ambiente agradável, tem impacto direto na conta de luz e no aumento de vendas, produzindo repercussões na eficiência do negócio como um todo.

Se você quer:

  • Que os seus clientes se sintam bem ao frequentar o seu estabelecimento,
  • Melhorar o humor e produtividade da sua equipe,
  • Aumentar suas vendas,
  • Reduzir seus custos operacionais,

então você precisa ler este post!

Como a  iluminação errada do seu supermercado pode fazer você perder clientes

Já reparou que  supermercados semelhantes, com produtos e preços equivalentes, dentro da mesma vizinhança, podem ter movimento de clientes completamente diferentes?

Você mesmo deve ter suas preferências de lugares para as compras cotidianas, e essa decisão muitas vezes é subjetiva.

Supermercados são locais com os quais as pessoas se identificam pessoalmente, muitas vezes sem saber apontar o motivo. Simplesmente elegem aquele local como o preferido entre vários outros.

É claro que essa fidelização se realiza ao longo de anos, e depende de ações distintas como um bom marketing, equipes bem treinadas, bom atendimento, produtos de qualidade. Esses quesitos, entretanto, já são trabalhados pela maioria dos empreendedores. 

As questões de iluminação, entretanto, ainda são pouco aproveitadas quanto ao seu potencial de retenção dos clientes. E é justo aí que podem estar as diferenças entre um mercado com mais ou menos público.

A iluminação precisa ser projetada observando alguns itens fundamentais, como:  nível de luminância, uniformidade da iluminação, tonalidade ou temperatura de cor, índice de reprodução de cor, entre outros.

A preocupação com o conforto visual das pessoas,  com a agradabilidade do ambiente, e com uma exposição adequada dos produtos são pontos fundamentais de uma boa iluminação.

Outro item imprescindível é como usar a temperatura das cores. As cores quentes, mais amareladas, reforçam sensações de aconchego e comodidade, ideais para setores como padaria e adega. Já nos setores que necessitam de maior destaque visual, como hortifrutis e peixaria, a orientação é de cores mais neutras e frias.

Apesar de a maioria das pessoas não associarem a sensação de bem-estar diretamente à iluminação, receber a luz adequada no ponto de venda é fator crítico de sucesso. Não observar esse fato pode resultar em não fidelizar o cliente.

 

Um bom projeto de Iluminação no supermercado valoriza os produtos  e aumenta as vendas

A iluminação na arquitetura comercial, como já abordamos, pode estimular comportamentos de compra ou, se planejada da maneira errada, afastar a clientela.

Tanto para o cliente que tem pressa, quanto para aquele que faz da ida ao supermercado um hobby, encontrar facilmente os produtos que procura é fundamental. Para isso, um projeto de iluminação tem um papel de destaque.

O aproveitamento da luz natural em projetos de iluminação para supermercados torna a experiência de compra mais fácil e mais agradável. Clientes e colaboradores se referem ao aumento da visibilidade, à facilidade na leitura de letreiros e displays, e a uma percepção de que as lojas estão mais limpas e mais espaçosas quando há luz natural.

Muitos estudos apontam ainda para trabalhadores mais felizes e produtivos quando estão sob a luz do dia, o que se reverte rapidamente em uma melhor operação e, portanto, em ganhos financeiros.

Maior economia, sustentabilidade e conforto para seu supermercado

Um projeto luminotécnico completo é aquele que considera a luz natural juntamente com a iluminação artificial. Para elaborá-lo, é levada em conta a função de cada espaço e sua exposição solar, calculando-se o nível de luminância mais adequado para a atividade específica do local, sem abrir mão do conforto visual.

Uma iluminação eficiente deve ter uma visão de economia, oferecendo apenas a iluminação necessária  para cada ambiente. Um projeto sobredimensionado pode prejudicar não só o bolso do empreendedor, que gastará mais com o projeto e subirá gastos com energia, como também o conforto do ambiente e, com isso, a experiência do cliente.

Às vezes não é possível uma reforma maior, mas algumas adaptações, mesmo menores, podem fazer  a diferença no seu estabelecimento. Uma delas é a substituição das lâmpadas comuns pelas de tecnologia LED, que por si só irão proporcionar uma economia visível. A energia consumida pelo LED é revertida em iluminação e não em calor,  transformando 90% da energia em luz. Outro  ponto para se destacar é a pouca necessidade de manutenção das lâmpadas LEDs, que podem chegar a mais de 50.000 horas de vida útil.

Para reduzir ainda mais o consumo de energia, é possível aliar luminárias LED dimerizáveis com sensores de luz natural. A combinação permite o controle automático da intensidade de luz emitida para o ambiente, através do gerenciamento da iluminação artificial, compensando a luz natural de acordo com a intensidade luminosa necessária em determinadas horas do dia.

Em banheiros, estacionamentos e áreas de acesso restrito também é possível economizar energia incluindo sensores de presença, acionando a iluminação apenas nos períodos nos quais há pessoas no espaço.

Projetos de Iluminação Comfort Lux

Agora que a  “iluminação de qualidade” está na sua lista de prioridades, você vai querer conhecer a Comfort Lux, empresa especializada em iluminação natural prismática e LEDs de alta eficiência.

A Comfort Lux tem a solução completa para supermercados, atacados e atacarejos, e atua desde a concepção do projeto luminotécnico até o fornecimento e instalação do sistema completo de iluminação. A Comfort Lux iniciou em 2009 como empresa especializada em iluminação natural prismática.

Ao longo dos anos, ampliou seu portfólio para oferecer soluções completas em iluminação LED, automação de dimerização, sistemas de ventilação natural e retrofit de telhados. Fazemos a diferença nos projetos de iluminação, garantindo o melhor custo-benefício.

Consulte-nos e solicite seu orçamento agora mesmo!

×

Orçamento