Passamos a maior parte de nossas vidas no local de trabalho, logo, permanecer por tanto tempo em um ambiente confortável e bem iluminado (ou não), pode influenciar de alguma forma o nosso bem-estar geral e a produtividade.
E a iluminação natural tem forte impacto sobre o nosso desempenho laboral, foi o que apontou um estudo das universidades norte-americanas Northwestern Medicine e Illinois. Participaram da pesquisa, trabalhadores de escritórios com e sem luz natural, que responderam a diversas questões sobre elementos que influenciam diretamente o bem-estar e saúde.
Ao final do
estudo, os pesquisadores puderam concluir que os trabalhadores em
escritórios com maior exposição solar desfrutam de mais e melhor sono, praticam
mais atividade física e têm uma melhor qualidade de vida, quando comparados aos
trabalhadores menos expostos à luz solar em seus ambientes de trabalho.
Para os investigadores, o estudo evidencia a importância do desenho
arquitetônico nos ambientes corporativos. Os responsáveis pelos projetos
precisam dar atenção ao conforto luminoso, que é de extrema importância para a
qualidade de vida e produtividade laboral, além de ser um fator determinante
para a economia de energia.
As conclusões desse estudo corroboram com as de outros experimentos como o publicado pelo NREL – National Renewable Energy Laboratory – um órgão do Departamento de Energia do governo americano, em 2002, que avaliou o desempenho de estudantes e professores e a relação com o ambiente escolar.
Segundo os autores do estudo, a saúde é altamente beneficiada pela exposição à luz natural, interferindo nas condições fisiológicas e psicológicas de estudantes e professores. A iluminação natural foi decisiva no rendimento escolar.
A radiação ultravioleta, componente da luz solar, quando recebida em quantidades adequadas, auxiliou no processo enzimático do metabolismo, da atividade do sistema hormonal e do tônus dos sistemas nervoso central e muscular.
Sabemos que o uso adequado da iluminação natural no ambiente interno promove o conforto visual, tornando o ambiente agradável e produtivo, proporcionando benefícios a saúde humana, pois influencia o ciclo biológico das pessoas (ritmo circadiano).
E mais, a utilização da iluminação natural prismática em edificações resulta na contribuição significativa para a redução do consumo de energia elétrica, permitindo o desligamento das luzes artificiais durante o dia.
Veja como funciona o sistema de iluminação natural prismática Comfort Lux.